quinta-feira, 25 de maio de 2023

Aprovado PL do vereador Alberto Sobrinho que propõe o uso do cordão de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis.

 

O vereador Alberto Sobrinho (PSC), apresentou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei nº 1554/2023, que institui o uso do cordão de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis, em Bacabal. O cordão de girassol consiste numa faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ser acompanhada de um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis.

De acordo com a matéria, o objetivo é assegurar às pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis, que façam uso do cordão de girassol, os direitos à atenção especial necessária, garantindo, assim, o seu atendimento prioritário e mais humanizado no Município.

“O cordão é direcionado às pessoas com deficiências que não apresentam características físicas, como síndromes ou transtornos de natureza mental, intelectual ou sensorial, a exemplo do autismo”, explica o vereador Sobrinho.

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Na Tribuna, o parlamentar agradeceu o apoio da edilidade e destacou a importância da criação da lei. “Eu tenho certeza que o ganho para sociedade vai ser muito grande. Então, eu quero agradecer a todos os vereadores desta Casa, por essa atenção, agradecer também ao nosso corpo jurídico, aonde a gente se debruçou sobre este projeto e volto a dizer que Bacabal hoje, passa a ser referência no estado do Maranhão, quanto a esta lei de auxílio de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis como o autismo, por exemplo”.

Reconhecimento

Acompanhando a votação da Galeria, e sendo avó de criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Maria dos Milagres agradeceu ao vereador Alberto Sobrinho pela iniciativa e aproveitou para frisar a relevância do Projeto de Lei. “Porque muitas vezes as mães atípicas estão no lugar com seus filhos e as pessoas pensam que as crianças são mal-educadas porque olham para eles e não vê nenhum defeito neles. E muitas vezes até destratam essas pobres crianças. E com essa lei, a lei do cordão de girassol que foi criada, vai beneficiar todas as mães atípicas, porque as pessoas vão ter consciência e vão conhecer esse projeto”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.