quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Vereador Melquiades Neto propõe a criação da Semana Cultural e Semana da Consciência Negra no Município de Bacabal

 


Com foto e redação de Wanderson Ricardo - O vereador Melquiades Neto (MDB) protocolou nesta quarta-feira, 06, dois Projetos de Leis que deverão nos próximos dias, serem analisados pelas comissões da Casa.

Semana da Consciência Negra

O Projeto de Lei nº 1475/2021 versa sobre a instituição da semana da consciência Negra no Município de Bacabal. Segundo o texto, a programação de eventos relacionados à semana da Consciência Negra deverá anteceder o dia 20 de novembro. Para a coordenação das atividades e incorporação de eventos regionais ou locais, a Prefeitura deverá organizar seminário popular com as diversas entidades e grupos do Movimento Negro.

Na justificativa, o emedebista argumenta que a semana servirá como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. “Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É uma semana em que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira”, pontua.

Semana Cultural

Sobre a criação da Semana Cultural do Município de Bacabal -, esta deverá a ser comemorada anualmente na semana em que incidir a data do aniversário da cidade. O Projeto de Lei 1476/2021 também assegura a participação de todos, onde o critério fundamental para as participações é a relação entre a atividade proposta e a arte ou a cultura, especialmente às vinculadas à produção e às tradições locais e regionais.

No artigo 2º está fixado os objetivos da Semana Cultural. São eles:

I – contribuir para a construção da cidadania cultural;

II – garantir a formação e a informação cultural ao cidadão;

III – incentivar a cultura desenvolvida diretamente pela comunidade;

IV – propagar o acesso à produção e ao melhoramento de bens e atividades culturais, especialmente na perspectiva de inclusão cultural da população de baixa renda;

V – apresentar fotografias atuais e antigas da cidade;

VI – homenagear um artista da cidade em cada edição da referida semana;

VII – organizar exposições de artesanatos e pinturas.

Sobre essa iniciativa, o vereador Melquiades Neto explica que “a Semana Cultural corresponde à exposição de fotografias, oficinas e apresentações culturais, priorizando os profissionais locais”.

“Assim, contribui-se para que a arte e a cultura sejam estendidas para a esfera social, educacional e artística do Município de Bacabal -, o que favorece hábitos culturais para seus habitantes, uma vez que o universo cultural está ganhando mais reconhecimento e importância na sociedade”, justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.