sábado, 7 de setembro de 2019

Prefeitura de São Luís Gonzaga do Maranhão realiza com sucesso mais um desfile cívico



A Prefeitura Municipal de São Luís Gonzaga do Maranhão, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, com o apoio de todas as demais secretarias, realizou, no dia 05/09/2019, na Praça da Bandeira, o Desfile Cívico, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

O prefeito, Dr. Júnior, resgatou essa festa tradicional em nosso país, que estava há muito tempo esquecida no município. A exemplo do que foi realizado em 2018, as apresentações foram distribuídas em dois momentos distintos, levando em conta o atendimento de cada unidade escolar.

As escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, trabalharam, a Diversidade Cultural e os Temas Integradores do Currículo do Território Maranhense, como tema geral. O desfile representou a culminância de um projeto desenvolvido por cada unidade de ensino, com o acompanhamento da equipe pedagógica da Secretaria de Educação. Os diretores, coordenadores, professores, em conjunto com outras Secretarias e com o apoio da comunidade, desenvolveram, de forma brilhante, o tema e subtemas, como forma de aquisição de conhecimento, que visa, entre outras coisas, a mudança de postura dos nossos estudantes; o pleno exercício da cidadania; a formação da identidade cultural, preparando-os para a legítima participação social; o respeito a diversidade, nas suas diferentes manifestações: Música, Política, Culinária; Dança, Religião, Pintura, Literatura; Artesanato.



Essa é a terceira edição desse evento, em que a população local teve a oportunidade de prestigiar as apresentações das escolas das redes Municipal (sede e zona rural) e Estadual. Além da participação do grupo de Desbravadores da região, e das 03 (três) Bandas Municipais, que, não apenas acompanharam as escolas, como fizeram, cada uma, a seu modo, e com os recursos inovadores que tiveram à sua disposição, uma apresentação extraordinária.

É importante frisar que a gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura, tem estruturado e implementado um trabalho robusto de Educação Musical que visa, entre outras coisas, oportunizar conhecimento sistematizado sobre música e as nuances que envolvem essa arte, bem como trabalhar a disciplina, dedicação, concentração, autocontrole, comportamento, comprometimento, responsabilidade, respeito por si mesmo, pelo próximo e pela causa que representa. Essa iniciativa tem retirado muitos jovens das situações de vulnerabilidade, tão presentes no município, e tem mostrado o potencial criativo das crianças e jovens, até então desconhecido.

A cada edição do desfile, uma nova banda é apresentada. É o olhar atencioso e generoso da Gestão Municipal a essa causa tão nobre. Em 2017, foi a Banda Fanfarra Professor Chaguinha, em 2018, foi a vez da Banda Musical Professor Osvaldo Amorim, e em 2019, foi feita a solenidade de entrega do decreto de criação da Banda Marcial Professora Neuma Parga, falecida recentemente.

É válido destacar que Dr. Júnior conseguiu, junto ao Governador Flávio Dino, por meio do *Projeto Maranhão Musical*, vários instrumentos para melhor atender às necessidades e interesses dos nossos jovens talentos.

A prefeitura municipal, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, agradece a todos que, direta e/ou indiretamente, contribuíram para a realização desse momento tão rico de significado, enquanto construção coletiva. Equipe da Secretaria de Educação e de todas as Secretarias; Diretores; Coordenadores; Professores; Demais Servidores; Alunos e suas famílias, colaboradores; voluntários, e a comunidade em geral. "Eu só tenho a agradecer o esforço e a dedicação de todos. Sem essa união coletiva, não seria possível realizar um trabalho dessa magnitude", declarou o gestor Municipal.

Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.