quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Diagnosticado com hepatite tipo C, paciente do CTA Bacabal recebe, gratuitamente, medicação orçada em R$ 120.000,00


Assecom Semus - O último ano foi de muito sofrimento para o bacabalense Gilberto Daniel da Cruz, 54, em razão do sérios problemas de saúde que ele enfrenta. Em meio a esse turbilhão de problemas Gilberto da Cruz procurou o Centro de Testagem e aconselhamento de Bacabal (CTA-Ba), onde, após a realização de um teste rápido foi diagnosticado com hepatite viral tipo C, uma das mais graves variações da doença.

Gilberto Daniel da Cruz passou, então, a condição de paciente do Centro, que é coordenado pela farmacêutica-bioquímica Ana Paula Paiva, e tem como responsável pelo setor de hepatites virais a assistente social Sandreana Almeida, que mobilizaram toda a estrutura do centro nos sentido de garantir o melhor atendimento a Gilberto.


Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), como o de Bacabal, são serviços de saúde que, articulados aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), representam uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e da sífilis.

Ao paciente foi receitado o medicamento, ou substância ativa, Ledipasvir + Sofosbuvir, que é indicado, em combinação ou não com ribavirina, para o tratamento da Hepatite C Crônica (HCC) genótipo 1 em adultos.

O custo da medicação, cerda de 120 mil reais, gerou novo grande problema, agora de forma coletiva, mas do centro não mediram esforços e foram em busca de uma conquista, para o CTA de Bacabal, e para Gilberto da Cruz, agora se transformou em realidade com a entrega do medicamento ao paciente e o início da sua administração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.