Quatro estudantes e um professor da rede municipal de ensino de Bacabal embarcaram nesta quarta-feira, 6 de agosto, rumo a Daegu, na Coreia do Sul, onde irão representar o Brasil na RoboWorld 2025, uma das maiores competições de robótica do mundo. O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, no centro de convenções EXCO.
A classificação para a etapa internacional foi conquistada em maio, durante a etapa do FIRA 2025, realizada em São Luís. Na ocasião, a equipe Bacababots foi campeã na categoria “Missão Impossível”, garantindo a vaga para a disputa mundial.
A equipe é formada pelo professor Vinicius Andrade Lima e pelos alunos Paulo Victor Abreu de Almeida, Luís Felipe da Silva Sousa, Germerson Luan Gonçalves da Conceição e Luís Fernando Roque da Silva. Todos são oriundos da rede municipal de ensino e integram o projeto de Robótica Educacional, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O estudante Germerson Luan, da escola Francisco Vieira Lins, falou sobre a preparação e a expectativa com a viagem. “A expectativa está muito boa. Dá pra ver que o prefeito Roberto Costa, nosso prefeito, apoia muito a educação. Nós treinamos bastante para ir lá e trazer mais esse troféu para Bacabal.”
Em um momento de emoção, Leyciane de Sousa, mãe de Germerson, demonstrou orgulho pela conquista do filho e da equipe. “Esse choro não é de tristeza, é de alegria por essa oportunidade maravilhosa que eles estão tendo. Só que, assim, o coração de mãe fica apertado. Mas a gente só tem que agradecer ao nosso prefeito, e vai dar tudo certo, em nome de Jesus.”
O professor Vinicius Andrade, que acompanha os estudantes desde a fase de preparação, destacou o apoio do poder público como fator decisivo para a concretização desse sonho. “Estamos realizando um sonho. É a nossa primeira competição internacional. Agradecemos ao prefeito Roberto Costa, que acreditou no nosso potencial e nos possibilitou transformar esse sonho em realidade.”
Em entrevista, o prefeito Roberto Costa falou sobre o suporte oferecido pela gestão para garantir a participação da equipe no evento internacional. “A Prefeitura está garantindo toda a estrutura da viagem — passagens, inclusive a estadia lá na Coreia — para que eles possam representar bem não só Bacabal, mas também o Maranhão e o Brasil. Isso mostra que a robótica na rede municipal de ensino tem sido uma plataforma educacional que vem apresentando grandes resultados. É fruto do trabalho do nosso sistema educacional, do envolvimento dos professores, da participação dos alunos, que têm conquistado destaque em várias competições. Estamos oportunizando essa experiência porque é muito simbólica a ida dessa primeira delegação à Coreia do Sul.”
Ainda durante a entrevista, o prefeito anunciou que novos projetos estão sendo estruturados para ampliar as oportunidades dos estudantes da rede municipal no cenário internacional. “Estamos também organizando um trabalho de apoio para que nossos alunos possam realizar intercâmbio educacional em outros países. Acreditamos que, até o final do ano, iremos lançar essas bolsas para os melhores alunos, para que aqueles que se destacam tenham essa oportunidade”, garantiu o prefeito.
A participação dos estudantes da rede pública de Bacabal na
competição realizada na Coreia do Sul marca um divisor de águas na trajetória
da educação municipal, ao assegurar pela primeira vez a representação do
município em um evento internacional de grande prestígio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.