segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Vereador Venâncio do Peixe pede a recuperação de todas as estradas vicinais de Bacabal

 

Abel Carvalho - O vereador Venâncio da Silva Costa, o Venâncio do Peixe (PDT), conseguiu aprovar, na última sessão ordinária realizada pela câmara de Bacabal, o requerimento nº 303/2022, no qual solicita ao prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT), a imediata melhoria das condições de infraestrutura de todas as estradas vicinais que servem a todos os povoados do município.

Explicou ao prefeito, em sua justificativa, que as estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado.

Que trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e a vibração ocasionada pelas irregularidades das pistas geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final.

E que o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato agravado pelas péssimas condições da estrada, em razão do forte período chuvoso.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.