quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Por indicação do vereador Serafim Reis, o novo canteiro da rua 14 de julho, levará o nome de Airton Lima, morador do bairro da Areia.

O vereador Serafim Reis (MDB) fez tramitar durante a sessão ordinária de ontem, 30, o Projeto de Lei nº 1524/2022 que denomina de Airton de Sousa Lima, o novo canteiro central da rua 14 de Julho do bairro da Areia. A obra, que está em fase conclusiva, também foi uma reivindicação do emedebista. 

No Plenário, a aprovação da proposição se deu de forma unânime. Os vereadores Feitosa (Solidariedade), e o presidente Manuel da Concórdia (PDT), elogiaram a iniciativa do vereador Serafim, em propor a homenagem póstuma ao senhor Airton. 

O novo Canteiro Central da rua 14 de Julho do bairro da Areia, é uma obra urbanística moderna com elementos de praça pública que se tornará em breve o mais novo cartão postal da cidade. O vereador Serafim Reis, agradeceu o apoio dos Edis e ressaltou a importância da homenagem. “Agradeço aos colegas vereadores e vereadoras por aprovarem este Projeto de Lei. Acredito que a cidade de Bacabal conheça os relevantes serviços prestados do senhor Airton e nada mais justo do que essa obra da Prefeitura levar o nome deste ilustre cidadão do bairro da Areia”, enfatizou. 

Biografia 

Airton de Sousa Lima, nasceu no dia 10 de maio de 1949 no bairro Juçaral em Bacabal. Filho do casal Acrizio Fortes Lima e Maria da Paz de Sousa Lima foi um cidadão de prestígio na cidade e deixou um belíssimo legado de homem do bem, da paz e trabalhador. 

No dia 20 de março de 1973, casou-se com Laila Maria Ferreira Lima e dessa união matrimonial vieram os filhos: Andreia Giordania Ferreira Lima; Alairton Ferreira Lima; Adriana Ferreira Lima e Luciana Ferreira Lima. Os netos de Airton são: Danily Marcely Lima da Silva; Railton Revil Lima; Rhuan Gabriel Revil Lima e Hilnean Francisco Lima da Silva. Em 2013 Airton perdeu sua esposa Laila Maria. Juntos eles deram um exemplo de compromisso matrimonial que perdurou 40 anos. 

Na vida profissional, trabalhou com seu pai como vendedor na conhecida loja Cristal Peças localizada no Mercado Central. Depois passou no concurso público para oficial de manutenção do antigo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), atuando como torneiro mecânico. Em 24 de junho de 1991 se tornou empresário administrando em sociedade com sua esposa a empresa Pérola Peças localizada na rua Teixeira de Freitas – Centro no Mercado Central. Empresa que após o seu falecimento funcionou por mais um ano onde os herdeiros enceraram as atividades dando baixa legalmente em 2019. 

Airton morou no bairro da Areia por 41 anos (desde 1977). Ali ele começou seus trabalhos sociais servindo a comunidade de forma voluntária ajudando de diversas formas. Era o socorro para quem precisava ir aos hospitais nas emergências; fazia entrega de cestas básicas; medicações; urnas funerárias; doações nos festejos da igreja; cedia o espaço do sítio para eventos da igreja e festas carnavalescas; festas juninas e natalinas. 

Fundou a “Associação Recreativa e Cultural do Bairro da Areia”, onde teve grande atuação sendo  presidente por três vezes e sua esposa duas vezes. Seu envolvimento no meio político surgiu de forma natural à medida em que era reconhecido pelos relevantes serviços prestados. Como liderança comunitária, foi determinante ao lado do senhor Araújo na eleição que me tornou pela primeira vez vereador de Bacabal. Ele foi também suplente de vereador por duas vezes em 2004 e 2008. Na Cultura, teve uma importante atuação como padrinho da Quadrilha Flor do Sertão e da Escola de Samba Unidos do Bairro da Areia.

Torcedor fiel do Cruzeiro Esporte Clube e grande jogador de futebol (conhecido como “Palhinha”) contribuiu como grande apoiador e incentivador do esporte através de campeonatos e escolinhas de futebol no Bairro da Areia. Depois foi convocado para presidir o Americano Esporte Clube de Bacabal, onde ganhou alguns títulos como o de Bicampeão da Taça Jainara. 

Definido como bom pai, padrinho, esposo, tio, irmão, cristão, amigo, homem exemplar, mão ajudadora de toda a sua família – era também um homem temente a Deus e praticante da fé Católica. Iniciou sua atuação direta religiosa como membro da igreja de Santa Teresinha e Nossa Senhora de Fátima, onde se tornou Ministro da Eucaristia. Ele e a esposa agregaram à família de fé inúmeros afiliados do bairro da Areia sendo Padrinho e Madrinha com muito amor. Inclusive, destaco aqui que o Airton e a Laila foram padrinhos da minha filha Camila Reis. Antes de seu falecimento ele ocupava o cargo de Diácono Permanente. 

Airton de Sousa Lima, faleceu no dia 04 de dezembro de 2018 aos 69 anos por complicações resultantes de diabetes. Ele deixou uma história de vida inspiradora em favor da família e do próximo. Hoje, lembramos com saudade e guardamos na memória os bons momentos deste ilustre bacabalense que será eternizado com seu nome nesta belíssima obra no bairro que ele tanto amava.  

Nota: O texto da biografia foi extaído da Justificativa do PL que foi elaborado com a contribuição dos filhos do homenageado: Adriana Ferreira Lima e Alairton Ferreira Lima.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.