terça-feira, 15 de novembro de 2022

Maranhão registra 54 casos de Covid-19 em 12 dias

 

O Estado do Maranhão passou de 1.368 para 1.422 pessoas diagnosticadas com a Covid 19, um aumento de 54 casos. É o que diz o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, segundo um levantamento feito de 1º a 12 de novembro deste ano.  

Uma nova variante do coronavírus já foi identificada no país e estaria provocando essa elevação dos números de casos.

A SES lembra que o momento é de atenção. Os registros estão sendo acompanhados para avaliar as próximas medidas a serem tomadas.

Um dos problemas, segundo a SES, está na baixa taxa de cobertura do esquema vacinal. Ainda segundo o órgão, mais de 1.259.800 pessoas não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid 19, outras 2.113.100 não tomaram a segunda dose. Mais 3.283.500 não tomaram a terceira. E mais 4.049.400 não tomaram a quarta dose no Maranhão. A Secretaria afirma que vacinas que estão disponíveis a todos.

Apesar da alta de casos, não foram observados aumentos significativos no número de internados, e o registro de óbitos em decorrência da doença têm permanecido em zero na maioria dos boletins diários.

Para se proteger dessa e das demais variantes de Covid-19, a principal recomendação é estar com o calendário vacinal completo e atualizado, incluindo as duas doses de reforço.

As características da BQ.1

De acordo com o infectologista Lídio Gonçalves, diretor geral do Laboratório Central do Maranhão (LACEN), a BQ.1 é derivada da variante Ômicron. “É a mesma cepa que circula hoje na Europa e causou o aumento de infecções em países como Alemanha e França.”

Não há mudanças em relação aos sintomas, que continuam sendo, para a maioria dos pacientes, dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar.

A característica principal que a difere de outras cepas, explica o médico, é um escape muito maior da proteção das vacinas. (Fonte: Difusora ON)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.