quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Assembleia Legislativa presta homenagem aos 60 anos da Psicologia no Brasil

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão prestou homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, em sessão solene realizada nesta sexta-feira (26). A cerimônia, presidida pela deputada Helena Duailibe (PP), contou com a presença de representantes de diversas entidades sindicais e de líderes de movimentos sociais.

Ao abrir a solenidade, a deputada fez a saudação aos profissionais da Psicologia, destacando a importância da celebração ao sexagenário da regulamentação da profissão de psicólogo no país.

“Consideramos importante comemorar essa conquista neste momento que vivemos no Brasil, até mesmo porque não há como negar o impacto que tem a atuação dos psicólogos nas mais diversas áreas da nossa sociedade”, ressaltou Helena Duailibe.

Trajetória

Na abertura da solenidade, realizada no Plenário Deputado Nagib Haickel, foi exibido um vídeo institucional enfocando a trajetória de lutas em defesa dos profissionais de Psicologia e do trabalho deles para a sociedade.

Em seguida, as psicólogas Catarina Malcher Teixeira, representante dos profissionais da área; Janete Valois Ferreira Serra, representante dos movimentos sociais e da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME); Rosana Mendes Eleres de Figueiredo, coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Ana Letícia Barbosa Lima, conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP 22 MA), proferiram discursos destacando a Psicologia como uma ciência e profissão “comprometida com as lutas e as transformações sociais do país, guiada pelo compromisso de um fazer científico, ético e político”.

Ao destacar a importância da Psicologia, que completa 60 anos de regulamentação no Brasil, Rosana Mendes Eleres de Figueiredo frisou que “a Psicologia tem sua trajetória marcada pela participação de profissionais, entidades e coletivos que constroem uma profissão que tem como marca o cuidado e a promoção da saúde e da dignidade humana, participante ativa nas políticas públicas”.

Os oradores da sessão solene destacaram que o Brasil é o país com o maior número de psicólogos em todo o mundo: são mais de 424 mil profissionais no Brasil, sendo 4.723 no Maranhão, “presentes nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, na assistência social, na educação, nos hospitais, no sistema de Justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos em que o cuidado à saúde mental é um chamado”, assinalou Ana Letícia Barbosa Lima, conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão.

A sessão solene contou, também, com a presença do desembargador Marcelino Chaves Ewerton, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão; da promotora de Justiça Glória Mafra, representante do Ministério Público Estadual, e do médico Júlio Matos, prefeito do município de São José de Ribamar, além de representantes de diversas outras categorias profissionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.