sexta-feira, 14 de maio de 2021

Em Indicação vereador Anderson Viana sugere que a prefeitura de Bacabal institua o Programa Banco de Alimentos Municipal

 


Assecom Câmara, com redação de Abel Carvalho e fotos de Wanderson Ricardo - O vereador Anderson Viana (PL), teve apreciada e homologada na sessão ordinária realizada ontem, 12 maio,quarta-feira, pela câmara municipal de Bacabal, Indicação que sugere ao prefeito Edvan Brandão de Farias (PDT) que institua o Programa Banco de Alimentos Municipal.

Viana justifica a sugestão explicando a Brandão que, desde o reconhecimento da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, o mundo passou a viver uma profunda instabilidade, dando início a uma crise socioeconômica sem precedentes e que autoridades norte-americanas e da União Europeia têm afirmado que as consequências da Pandemia de Covid-19 são os maiores desafios enfrentados pela humanidade desde a segunda Guerra Mundial, finalizada em 1945.

Mostra ao gestor que no Brasil, infelizmente não é diferente. Além do impacto sobre o emprego e a geração de renda das famílias, outro triste cenário que nos acomete, ainda mais desolador e que recai sobre nossa comunidade é a fome e que, diante dessa situação, a solidariedade e a fraternidade têm sido molas propulsoras de inúmeras doações para as comunidades carentes em todo pais, através da generosidade de diversas pessoas físicas, entidades filantrópicas, empresas privadas e do próprio Poder Público.


Mostra ainda que nesse momento, como nunca, a política de segurança alimentar deve se tornar uma prioridade para toda a gestão pública, devem ser nortes de políticas públicas atuais, tanto no âmbito da administração federal, como nos estados e nos municípios e que nesse sentido, as melhores práticas no Brasil sugerem uma sistemática de trabalho bastante simples. que os alimentos são coletados nos locais e dias indicados pelos doadores. Em seguida, as doações são armazenadas numa central de arrecadações, um depósito próprio do Banco de Alimentos. Neste local, nutricionistas analisam e determinam quais os tipos de alimentos são necessários às entidades cadastradas na rede do Terceiro Setor da cidade, conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir as necessidades das pessoas assistidas por estas. Posteriormente, ocorre a distribuição qualificada dos alimentos, entregues gratuitamente às instituições assistenciais previamente cadastradas no Banco de alimentos.

Mostra também que as entidades cadastradas (creches, escolas, asilos, lares, associações de bairros e outras), recebem treinamento sobre segurança alimentar, higiene, aproveitamento adequado dos alimentos e que a equipe técnica desenvolve avaliação e orientação nutricional com as pessoas atendidas pelas instituições, sendo que tal iniciativa pode e deve contar com parcerias público-privadas ou da sociedade civil, com vistas à efetivação do projeto, para que possua viabilidade e possa ser implantada de maneira ágil.

Mostra, por fim, que sendo assim, estabelecer ações sólidas de segurança alimentar deve se tornar uma prioridade da Administração Municipal, com medidas a ser aplicadas em curto de tempo, com vistas a atender as pessoas necessitadas e que, diante desse contexto, torna-se necessário a criação, o mais urgente possível, em Bacabal de um Banco de Alimentos, e, que dessa forma, estabeleceremos, no momento de crise da Pandemia de Covid-19 e no pós-Pandemia, ações concretas de erradicação ou diminuição da fome, fato esse, que contribuirá para que possamos oportunizar melhores dias para os nossos concidadãos bacabalenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.