quinta-feira, 27 de agosto de 2020

COVID-19: COMITÊ DE CRISE ALERTA POPULAÇÃO DE BACABAL SOBRE AUMENTO NO ÍNDICE DE CONTÁGIO E LOTAÇÃO NOS LEITOS HOSPITALARES

 

Com fotos e redação de Wanderson Ricardo - A coletiva de imprensa aconteceu na tarde de terça-feira, 25, no auditório da Prefeitura de Bacabal. Para falar sobre as ações do município no combate à pandemia da Covid-19 e alertar a população sobre o crescente número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, que precisam de internação hospitalar, estavam presentes o secretário Municipal de Saúde, James Soares; a secretária adjunta Mayra Sampaio; a Médica coordenadora do Comitê de Crise, Dra. Yvanna Carvalhal e a Coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Jessica Raianne.

De início foi feito um relatório dos números atuais da pandemia na cidade e observada a elevação na ocupação dos leitos. O secretário Municipal de Saúde alertou a população sobre a relaxamento nas medidas de prevenção e distanciamento social. “As pessoas mesmo saindo não respeitam a questão do distanciamento social, recomendamos sempre a questão da utilização das máscaras e respeitando sempre a questão do distanciamento social. Os decretos municipais, os decretos estaduais ainda estão em vigor. E a nossa preocupação maior, é que venha uma nova onda. É preocupante, por isso, nós estamos aqui hoje tentando falar pra população e divulgar nossos dados que tivemos até agora”, alertou.

O secretário não descarta a possibilidade de serem aplicadas novas medidas restritivas no município.

“Cada vez que há o aumento gradativamente enorme é obrigatoriamente fazer um fechamento, como já se viu em vários lugares, estados que já aconteceu. A nossa preocupação é que em Bacabal não venha acontecer isso novamente”, pontuou o secretário.


A  Dra. Yvanna Carvalhal fez um breve relato das ações realizadas pela Prefeitura de Bacabal por meio da Secretaria de Saúde no tocante ao combate à pandemia. Ela ainda fez um apelo, pedindo para população colaborar com as medidas de prevenção ao vírus.

“Aqui nós estamos fazendo um apelo, passando a nossa realidade. Nós tivemos um surto no início [...] tivemos uma melhora dos casos agora em julho e agora já estamos tendo um aumento no número de casos e da ocupação [de leitos] que é nosso principal indicador”, disse a Médica.


Mayra Sampaio, secretária adjunta Municipal de Saúde, ratificou o alerta, sobretudo, em ambientes onde não se têm seguido os protocolos estabelecidos por meio dos decretos e portarias. “A secretaria de Saúde tem feito a sua parte. Todas as suas equipes, coordenações estão dedicadas fazendo. Agora, a gente precisa, necessita que a população também abrace a causa”, comentou.

Diante do novo cenário que tem sido estabelecido em relação a pandemia nas últimas semanas, o Comitê informou que as novas medidas adotadas para evitar um colapso na rede hospitalar, serão no sentido de intensificar as ações educativas por meio de publicações nas redes sociais, palestras em locais de difícil acesso, e uma fiscalização mais rigorosa nos estabelecimentos onde há aglomeração e desrespeito aos decretos municipais já publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.