segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Hospital Regional Drª Laura Vasconcelos completa três anos e registra mais de 21 mil internações e 61 mil consultas


O Hospital Regional Drª Laura Vasconcelos, em Bacabal, ampliou o acesso da população aos serviços públicos de saúde, ofertando atendimento especializado e de urgência e emergência para as populações de, pelo menos, 11 municípios. Em três anos, completados neste domingo (15), a unidade realizou mais de 21 mil internações hospitalares e mais de 61 mil consultas especializadas.

“O hospital em Bacabal é um exemplo do comprometimento da gestão estadual com a saúde dos maranhenses. Além de entregarmos a unidade à população há 3 anos, após ter sido fechada, ainda ampliamos os serviços, garantindo atendimento altamente especializado, como o serviço de neurocirurgia”, avalia o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Desde que foi inaugurado, o hospital fez 21.248 internações hospitalares, 61.825 consultas ambulatoriais, 79.484 atendimentos em enfermagem e serviço social, 33.464 atendimentos de urgências em Atenção Especializada e com observação até 24 horas em Atenção Especializada; e 1.046.925 exames do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT). Pela UTI Adulto passaram 751 pacientes.



Quem precisou de atendimento e foi imediatamente socorrido foi o estudante José Samuel Nascimento de Amorim, de 18 anos. Ele sofria há mais de uma semana com dores no estômago e, ao receber o diagnóstico de apendicite, foi levado à unidade na quinta-feira (12), no mesmo dia passou por procedimento cirúrgico.

“O atendimento aqui é muito bom. Estava com dor e, antes mesmo da cirurgia, me deram remédio para passar. Aqui vem tudo na hora certa, não tem nada que deixe desapontado. As enfermeiras são muito atenciosas. Para gente que precisa, é bom ter um hospital perto de casa”, testemunhou o jovem, que aguardava para ter alta médica.
O hospital possui 56 leitos, dos quais 10 de UTI Adulto, e realiza internações em cirurgia geral, clínica médica, neurocirurgia e ortopedia e traumatologia. O serviço ambulatorial contempla consultas médicas na atenção especializada com médico cirurgião geral, neurocirurgião e ortopedista.

“A abertura do hospital regional é um marco na história da nossa região, que vivia tão carente de serviços de saúde. Nestes três anos, fizemos milhares de atendimentos e tivemos vidas salvas, bem como a redução de transferência de pacientes para a capital em busca de atendimentos, que hoje são resolvidos aqui mesmo, tendo assim resolutividade para a população assistida”, destaca a diretora geral da unidade, Patrícia Mendonça.

O Hospital Regional Drª Laura Vasconcelos, em Bacabal, é referência para os municípios de Altamira do Maranhão, Bacabal, Bom Lugar, Brejo de Areia, Conceição do Lago-Açu, Lago Verde, Marajá do Sena, Olho d´Água das Cunhãs, Paulo Ramos, São Luiz Gonzaga do Maranhão e Vitorino Freire.

“Acabamos atendendo pacientes de outros municípios daqui de perto, porque existem alguns que ficam próximos, mas não são da regional de saúde. No último levantamento que fizemos, estávamos atendendo 26 municípios”, informou Patrícia Mendonça.

Números do Hospital Regional Drª Laura Vasconcelos, em Bacabal

Mais de 21 mil internações hospitalares
Quase 62 mil consultas ambulatoriais
Quase 80 mil atendimentos em enfermagem e serviço social
Mais de 33 mil atendimentos de urgências em Atenção Especializada e com observação até 24 horas em Atenção Especializada
Mais de 1 milhão de exames do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT), 751 pacientes beneficiadas com a UTI Adulto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.