As seis turmas de terceira
série do Ensino Médio do turno matutino do Centro de Ensino Barjonas Lobão
começaram a terça-feira (20), fazendo as provas do Sistema Estadual de Avaliação
do Maranhão (Seama), criado pelo Governo do Estado para acompanhamento das
escolas, dos indicadores educacionais e melhoria da aprendizagem dos
estudantes.
Cerca de 280 mil estudantes
das redes estadual e municipais, de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª
série do Ensino Médio, de 4.242 escolas, em 215 municípios, participam da
avaliação, que segue até nesta quarta-feira (21). Esta é a 2ª rodada de
avaliações do Seama no estado.
Emanuelle Ferreira, do CE
Barjonas Lobão, fez as provas pela segunda vez e destacou a importância dos
testes que, segundo a estudante, servem como simulados para as avaliações de
ingresso ao Ensino Superior. “É um processo que ajuda muito no Enem (Exame
Nacional do Ensino Médio), porque esse modelo de prova serve justamente para
nos preparar para esse dia tão importante. Todas as questões foram bem
elaboradas e estão dentro do padrão do Enem e isso contribui ‘pra’ gente como
estudante”, enfatizou.
“É mais um marco histórico
para a educação do Maranhão. A aplicação do Seama é um fato inédito. É uma
evolução de um trabalho desenvolvido pelo governo Flávio Dino na educação. Em
2017, nós instituímos pela primeira vez um sistema de simulados na rede pública
estadual, repetimos em 2018 e agora, neste ano, além de aplicarmos para as
escolas da rede, ampliamos para as redes municipais com 215 municípios
participantes. Nós teremos as notas por regional, escola, turma, enfim,
permitindo que os professores e gestores tenham informações técnicas para
implementar as medidas pedagógicas necessárias para garantir a correta e
adequada aprendizagem dos nossos estudantes”, realçou o secretário de Estado de
Educação, Felipe Camarão.
Para a professora de Língua
Portuguesa, Literatura e Produção Textual, Célia Regina, o Seama é fundamental
para melhorar o trabalho de sala de aula. “Como professora, vou poder avaliar o
nível dos alunos e as questões são bem diversificadas, então dá para ver os que
estão medianos, os que estão em um nível mais alto e aqueles que precisam se
dedicar mais aos estudos. É através dela [avaliação], que poderemos suprir as
necessidades dos estudantes”, ressaltou.
Já a professora Ana Célia
apontou que as provas aproximam os estudantes das avaliações nacionais,
inclusive de concursos, pelo modelo de aplicação nas escolas. “Esse contato é
muito importante para que eles se acostumem com as exigências dessas avaliações
e, também, para se prepararem para o mercado de trabalho. Além disso, é uma
resposta ao meu trabalho, se aquilo que estou trabalhando em sala de aula está
sendo retido em aprendizagem”, comentou.
Na maior escola da rede
estadual do Maranhão, o IEMA/Cintra, um total de 22 turmas de terceirão
participaram da avaliação. A gestora pedagógica da instituição, Daniele Veras,
frisou que o objetivo do Seama é a qualidade do ensino. “É um marco para nossa
rede, porque é uma avaliação nossa, do Maranhão, portanto, vai avaliar a
qualidade do ensino e nos proporcionar um parâmetro para que possamos realizar
as intervenções pedagógicas necessárias”, pontuou.
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