quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Por indicação do vereador Valdivan da Bela Vista, Câmara aprova nome de José Reis Lacerda Ribeiro (Lacerdão) para UBS da Terra do Sol

 


 Com foto e redação de Wanderson Ricardo

Faltando poucos ajustes para inauguração da Unidade Básica de Saúde do Residencial Terra do Sol, a Câmara de Bacabal por indicação do vereador Valdivan da Bela Vista (PDT), aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que denomina de Unidade Básica de Saúde José Reis Lacerda Ribeiro (Lacerdão) a UBS localizada no Residencial Terra do Sol.

Em sua justificativa, (leia abaixo) o vereador Valdivan apresentou um resumo do histórico de vida do homenageado.

José Reis Lacerda Ribeiro, o popular “Lacerdão” da Estrada da Bela Vista, nasceu no dia 06 de janeiro de 1927 na cidade de Miguel Alves estado do Piauí. Filho do casal João Francisco Lacerda e Maria Ribeiro Silva, veio para Bacabal em meados de 1949, para trabalhar com o tio Marcos Lacerda, em uma loja de tecidos, localizada no Centro da cidade, aproximadamente onde hoje funciona a Loja Novo Mundo.

Em 24 de maio de 1950, contraiu matrimônio com Raimunda Chaves de Sousa Ribeiro (hoje com 93 anos e gozando de boa lucidez) com quem formou uma grande família cuja descendência atualmente conta de 01 trineto; 16 bisnetos; 28 netos e 13 filhos.

A relação nominal dos filhos é a seguinte: Maria de Fátima Chaves Lacerda; João Francisco Lacerda Neto; Francisco Chaves Lacerda Ribeiro; José Reis Lacerda Ribeiro Filho; Maria Aparecida Chaves Lacerda; Ronald Chaves Lacerda Ribeiro; Maria Rejane Chaves Lacerda; Regina Chaves Lacerda; Evaldo Chaves Lacerda (já falecido); Suely Chaves Lacerda; Ana Chaves Lacerda; Reginaldo Chaves Lacerda e Evandro Chaves Lacerda.

Em sua vida profissional, Lacerdão, trabalhou no engenho de cana-de-açúcar para produção de cachaça no povoado São José das Verdades. Depois foi com a família para o povoado Boa Vista Cassiano, município de Santa Inês, onde administrou uma farmácia e mantinha suas atividades da roça. Já na década de 1970 retornou para Bacabal e se fixou com a família em uma propriedade situada na Estrada da Bela Vista, em frente ao Residencial Terra do Sol, onde ainda hoje funciona o tradicional “Restaurante Lacerdão”, da famosa "galinha caipira com pirão de parida".

Definido como homem trabalhador, de palavra e honesto, José Reis Lacerda Ribeiro, deixou um legado de homem respeitado por sua conduta correta, por sua formação familiar dedicada na educação dos filhos e ainda por ter sido intermediador de questões importantes dos moradores daquela região, onde teve de bastante influência na formação dos bairros: Parque Manoel Lacerda, Vila Coelho Dias e Vila Frei Solano.

Era também bastante prestigiado pela classe política e por seu famoso restaurante.

Lacerdão, veio a falecer no dia 15 de dezembro de 1997 aos 70 anos de idade, vítima de enfisema pulmonar.

Pelos motivos expostos, entendemos ser justa e necessária a homenagem que pretendemos prestar por meio do presente Projeto de Lei, razão pela qual, solicito aos Nobres Pares a sua aprovação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.